terça-feira, 29 de junho de 2010

Descrição das actividades da Unidade Curricular de Médias Digitais e Socialização.

A Unidade Curricular de Médias Digitais e Socialização.do Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia da Universidade Aberta, da responsabilidade da Professor Maria João Silva desenvolveu-se ao longo de várias áreas temáticas, das quais quero deixar aqui um breve relato, tentando posteriormente referir alguns aspectos relacionados com recursos, problemas emergentes e percursos de pesquisa que fui fazendo ao longo deste tempo.

Actividade 1 NATIVOS DIGITAIS VS IMIGRANTES DIGITAIS, Perfil do Estudante Digital. A actividade arrancou no início do mês de Março, com a formação de grupos. O grupo em que me integrei — Grupo Branco — constituído pela Áurea Conde, Luísa Santos e Nuno Lopes, iniciou os trabalhos com um profundo empenho e um clima excepcional de cooperação, que se manteve ao longo de toda a unidade.
A proposta de trabalho apresentada pela Professora Maria João Silva traduziu-se na criação do perfil do estudante digital, a partir de dois textos de Marc Prensky: The Emerging Online Life of the Digital Native: What they do differently because of technology, and how they do it e Digital Natives, Digital Immigrants. Este trabalho funcionou como um excelente exercício de aquecimento para as actividades posteriores, tendo sido convertido numa apresentação em PowerPoint, partilhada com os restantes grupos.
 A actividade prosseguiu com discussão síncrona até 28 de Março.


A Actividade 2, IDENTIDADE SOCIAL NA ADOLESCÊNCIA, Discussão do Processo de Construção da Identidade na Adolescência centrou-se essencialmente na questão da construção da identidade social na adolescência. A discussão assíncrona resultante da leitura dos textos propostos gerou uma série de abordagens interessantes e linhas de leitura diversificadas. Aproveitei para trazer para a discussão o modelo ecológico proposto por Urie Bronfenbrenner.

Deu-se depois início à Actividade 3 — MEDIA DIGITAIS E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL, Actividades Sociais e Desenvolvimento da Identidade nos Jovens — com o mesmo grupo a analisar e sintetizar um texto de Danah Boyd: Why Youth Social Network Sites: The Role of Networked Publics in Teenage Social Life. O trabalho colaborativo do grupo, feito na plataforma GoogleDocs atingiu um total de 963 revisões, o que demonstra por si só um profundo empenho de todos os intervenientes. O resultado final do grupo foi disponibilizado numa página Web.

Em paralelo procedeu-se à construção de um glossário da cultura digital, para o qual escrevi duas entradas:

i. Chat rooms /Chat
O termo chat, que poderíamos traduzir por conversação no português europeu ou bate-papo no português do Brasil, designa a possibilidade de comunicar em tempo real através da Internet. Os primeiros chats apenas suportavam a transmissão e recepção de texto e foram progressivamente ganhando capacidades de processamento de som e de imagem.
Chat rooms são espaços de comunicação em rede, normalmente síncrona e muitas vezes temáticos. 
Os primeiros espaços foram os chamados talkers, muitas vezes associados a jogos em rede, interactivos, do género MUD (Multi-User Dungeon); as primeiras tentativas bem sucedidas remontam ao início dos anos 80 do século passado (1983-1984, com os trabalhos de Mark Jenks e Todd Krause). O conceito foi evoluindo e extravasou largamente os propósitos iniciais.
Em 1988 o finlandês Jarkko "WiZ" Oikarinen escreveu os primeiros programas de cliente servidor daquilo que viria a ser o protocolo IRC (Internet Relay Chat). Este protocolo ganhou imensa popularidade nos anos subsequentes e terá conhecido o seu pico de utilizadores nos primeiros anos do século XXI. 
O acesso ao servidor de IRC faz-se através de um programa cliente, sendo o mIRC o programa mais conhecido. A interface do programa simplifica a introdução dos comandos, ao permitir a utilização de ícones em vez da linha de comando em modo texto dos primórdios. 
A ligação ao servidor faz-se pela introdução de um endereço. Embora o registo não seja obrigatório, a maior parte das chat rooms apenas está acessível a utilizadores registados. O utilizador passa a dispor de um nickname e de uma palavra-passe, garantindo assim um acesso personalizado aos servidores.
A estrutura mais representativa do IRC em Portugal é a PTnet, a operar desde 1997. Esta rede interliga actualmente cerca de 16 servidores, tendo já sido composta por mais de 30, há alguns anos. [...]


ii. Civic Activism 
O conceito de activismo cívico, (nas suas vertentes de intervenção cívica, participação cívica), recobre uma ampla gama de domínios e de modos de actuação. 
Os seus objectivos podem estar centrados na mudança nas áreas política, social, económica, cultural, ambiental, bem como nas orientações filosóficas, religiosas ou estilos de vida.
As suas formas de actuação podem envolver a ideia de protesto ou de confronto ou podem, pelo contrário, ser pautadas pela ideia de não-violência e pela tentativa de chegar directamente às pessoas e não aos governos ou instituições responsáveis.
A história apresenta-nos uma longa linhagem de personalidade e organizações orientadas para o activismo cívico: figuras como Gandhi ou Bertrand Russell, organizações como a Greenpeace ou a Amnistia Internacional são exemplos conhecidos de intervenção cívica profunda. Entre nós seria legítimo pensar em grandes movimentos como a campanha eleitoral do General Humberto Delgado ou a actuação de organizações como a AMI ou o Banco Alimentar Contra a Fome.
Civic Activism Online O aparecimento e a crescente disponibilidade da Internet permitiu que os seus recursos para, de um modo rápido e económico, denunciar abusos, passar mensagens e documentos muitas vezes censurados pelas autoridades, recrutar voluntários, angariar fundos, promover petições e abaixo-assinados.
Apesar de tudo a Internet não é imune à censura imposta pelas autoridades - a organização Reporters Sans Frontières considera haver cerca de 45 países que limitam o acesso dos seus cidadãos à rede. Os activistas tem, nestes casos, que demonstrar uma grande imaginação e recursos astuciosos para conseguir furar as barreiras impostas pela censura.
A cultura anglo-saxónica cunhou um neologismo - hacktivism - pela junção dos termos hacker+activism. Neste caso trata-se de aproveitar as vulnerabilidades tecnológicas da rede para promover ataques a serviços, instituições ou, em casos-limite, a um país. As motivações dos autores não são sempre claras e a visibilidade que os média costumam dedicar a estas ocorrências amplificam bastante o seu alcance.

A Actividade 4, UTILIZAÇÃO SOCIAL DOS MEDIA DIGITAIS: A PERSPECTIVA DOS JOVENS, Entrevista a Jovens sobre a Utilização Social dos Media Digitais, desenvolveu-se entre os meses de Maio e Junho. Numa primeira fase e dentro do grupo com que iniciei a unidade de MDS, procuramos construir um esboço de guião para uma entrevista sobre a perspectiva dos jovens no uso dos media digitais. As propostas aí surgidas foram transportadas para o fórum geral de construção do guião, que gerou um instrumento que apliquei a um jovem de 17 anos; a entrevista gravada em formato mp3 e depois transcrita foi disponibilizada no fórum e analisada em conjunto com as outras duas que o trabalho de grupo gerou. Este trabalho foi também disponibilizado numa página Web. A discussão que se seguiu entre os membros dos diferentes grupos foi também bastante frutuosa e permitiu abrir pistas para a reflexão sobe um tema fundamental para quem está ligado aos problemas da educação especialmente nas suas vertentes mais directamente relacionadas com as tecnologias da informação.

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